sexta-feira, 11 de março de 2011

Chanel - A Dona do Estilo

          A francesa Gabrielle nasceu na cidade de Saumur, no dia 19 de agosto de 1883. Foi uma criança pobre, cresceu em um orfanato e chegou a Paris na adolescência, tornando-se amante do milionário Etienne Balsam. Mais tarde, em 1910, ela conseguiu, com ajuda de amigos e de Balsam, abrir sua primeira loja, onde vendia chapéus.
          Em 1921, abriu sua maison no no31 da rua Cambon, onde a loja funciona até os dias de hoje. Nesse mesmo ano, lançou seu perfume no5, um dos mais adorados pelas mulheres e que se tornou ainda mais famoso nos anos 50, quando Marilyn Monroe disse só dormir com duas gotas dele o perfume no5 foi criado por Ernest Beaux a pedido de Chanel. Com estilo e elegância, Gabriele Coco Chanel revolucionou a década de 20. Tudo o que ela usava era copiado e pedido por suas clientes. Chanel não libertou a mulher dos espartilhos, quem fez isso foi Paul Poiret, mas ela conseguiu popularizar a ideia e reproduzir sua própria imagem de mulher independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.

           Alguns dos clássicos da moda criados por ela são eternos como o corte de cabelo reto com franja, o sapato bicolor criado para dar a impressão de um pé menor, a gola marinheiro, a bolsa de matelassê com corrente dourada e o tailleur. Ela também introduziu as jóias falsas na moda. Todas as criações de Coco levaram a um novo movimento batizado de luxo da simplicidade.
         

          Em 1939, no inicio da Segunda Guerra, a estilista fechou suas lojas. Mudou-se para o Hotel Hitz e conheceu o alemão Hanz Dincklage, espião nazista com quem teve um affair.
          Aliás, Chanel nunca se casou, só colecionou vários amantes como o inglês Boy Capel (talvez o grande amor da sua vida que morreu em um acidente de carro), o duque de Westminster e o compositor Stravinsky. Também tinha vários amigos como a bailarina Isadora Duncan e os artistas Pablo Picasso e Salvador Dali.


       Sonho de Consumo e sinônimo de elegância, as criações de Gabrielle Chanel atravessaram décadas e ainda despertam comoção e desejo nas mulheres.



          A estilista reabriu sua maison em 1954. Foi nesse ano que ela lançou o tailleur. A jaqueta com botões dourados, decorados com leões, foi a peça que encantou as mulheres da época. Todas queriam um. O original é feito de tweed, lã escocesa onde a trama cria um xadrez de diversas cores, e tem o corte perfeito para vestir mulheres em qualquer ocasião. Inclusive a saia que é usada com essa jaqueta, pode ser de qualquer comprimento.
          Chanel morreu em 1971, aos 87 anos, no dia 10 de janeiro, em uma suíte do Hotel Ritz, onde morava, em Paris.




Fonte: Texto extraído da Revista Dutmy Mag, Ano 02 Ed.03.
http://www.dutmy.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário